Cabra hómi.

cabra_camilosolano

Ahhhh como eu amo a cultura nordestina… Me apaixonei mais ainda por causa da Larissa que com certeza nasceu no canto errado do Brasil aqui no centro oeste paulista, enquanto que toda sua veia musical vem daqueles lados de Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Lenine, Gonzaga e tudo mais…

É de uma riqueza imensa e honesta as expressõese artísticas que mostram essa pureza genuinamente brasileira. E nos quadrinhos?
Vixi, no FIQ descobri que tem muitaaaa coisa legal também… Tanto de pessoas do Norte e Nordeste como obras que retratam alguns pontos de lá…

No FIQ comprei “O Cabra” do Flávio Luiz. Já conhecia o Flávio mas não estava muito por dentro dos seus trabalhos e agora digo que o Cabra foi uma das coisas mais legais que comprei.

Não tanto pela história, é uma história legal, mas o que me agradou muito e me fez rir muitas vezes foi a impregnação do regionalismo que o Flávio conseguia colocar na trama.

Inevitavelmente fui comparar com o Bando de Dois do Danilo Beyruth que eu já havia comprado há bastante tempo e percebi que esses detalhes regionais faltou na obra do Beyruth, pelo menos é a minha impressão, talvez eu deva pegar mais uma vez e dar uma olhada pra ver se encontro esses lances que tornam a história mais nordestina.

Por exemplo, a primeira frase da HQ do Flávio é um comandante gritando:
“Receba, Calango fi duma quenga!”
Porra, já adorei aí.

Mas tem outras coisas que tornam a leitura muito gostosa como o Cabra querer se vingar dum tal Coroné Antonius Bentus… E também sua amada Mary Beautiful, fazendo aquela brincadeira com a Maria Bonita.

O que eu mais gostei foram as citações a Luiz Gonzaga onde o Cabra se recordando do seu amor cita o trecho da canção Sabiá.
“…Tu que andas pelo mundo
Tu que tanto já voou
Tu que fala aos passarinhos
Alivia minha dor…”

Pois bem, quando fui fazer uma versão minha, assim que terminei na hora me veio uma canção do rei do baião que resolvi meter na ilustração também.
Qui nem jiló.
É isso.

Anúncios

Um comentário sobre “Cabra hómi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s