Pois pra só curtir saudades.

São Manuel…vou falar mais uma vez dessa terra.
Quando pensa-se em artes em São Manuel,no campo musical, já vem na ponta da língua Tonico e Tinoco…Na minha não.

Houve a uns anos atrás (há mais de 20, pois eu ainda nem tinha nascido) um artista fenomenal,sem brincadeira agora…

Ele era conhecido como Amito.

Um compositor violonista apaixonado por São Manuel e que tocava samba.

Sambinha antigo,sambinha gostoso, sambinha Noel Rosa, sambinha Paulo Vanzolini.

Ele era amigo do meu pai e da minha mãe e sempre mostrava suas novas composições pra eles e também para todos que estivessem interessados em ouvir suas singelas letras caminhando de mãos dadas com suas singelas melodias…

Não conheço muito a respeito do Amito, mas estou com muita vontade de descobrir mais sobre esse cara…Eu já conhecia sua “fama” a bastante tempo mas nunca me aprofundei muito na sua vida.
Depois que souber mais eu digo aqui.

Meus pais me disseram um pouco como era sua fisionomia e coisa assim e à partir disso tentei fazer um desenho dele…mas na verdade,não sei mesmo se ele se parecia com esse rabisco.

Ele morreu a muitos anos.
Hoje ele estaria na faixa dos 60.

As músicas que ele fazia sobre São Manuel são especialmente belas,(ao menos para o são manuelense que escuta) a identificação(que ao menos eu tive)é imediata.

Tem uma que se chama “Hino do São Manuelense Ausente” e que eu me identifiquei bastante,principalmente na época em que fui morar em São Paulo.

Ouvindo essa música numa fita cassete empoeirada e antiga no qual ele gravava suas composições,escrevi a letra.

Hino do São Manuelense ausente – Amito

Mas que saudade
São Manuel do paraíso
Eu não quis, mas foi preciso
Me ausentar do teu achego
Me afastar do seu sossego.
Desfazer-me do seu Sol

Eu não queria
Mas a vida assim pedia
Mais estudo, mais trabalho
E pra ter prosperidade
Eu troquei sua claridade
Por um chão que não é meu

E aqui voltando
São Manuel minha cidade
Vir curtir sua claridade
No silêncio da sua paz

E ainda espero
Minha terra bem amada
Vê-la toda engalanada
Numa festa sem igual

Com mais progresso
Muita mais atividade
Pois pra só curtir saudades
Eu procuro outro local
——————————

Pois é, essa cidade tá cheia de artista e gente com vontade de fazer mais.
Vamos fazer.

4 comentários sobre “Pois pra só curtir saudades.

Deixe um comentário

